etapas de projeto

PRIMEIRO CONTATO ARQUITETAS/CLIENTES

Quando o cliente contata o escritório, em busca dos serviços arquitetônicos, é agendada uma reunião. Nela, as profissionais serão informadas sobre as necessidades básicas da busca e, em cima dessas referências, vão disponibilizar um orçamento.

PROGRAMA DE NECESSIDADE

Com o orçamento aprovado e o contrato firmado é realizada uma nova reunião, mais longa e detalhada. É nesta etapa, chamada Programa de Necessidade, que o cliente irá declarar todos os pontos importantes para seu projeto.  As arquitetas irão explorar, neste momento, não apenas os desejos que o cliente possui, como os referentes quantitativos de ambientes, disposições e metragens, mas todo o cotidiano que cercará cada espaço. É importante que esse momento seja usado para declarar todas as ideias ligadas ao projetos, até as mais exorbitantes, pois tais levantamentos servirão de base para o estudo de viabilidade – da obra e orçamentária.

ESTUDO PRELIMINAR

É nesta etapa que as arquitetas irão conhecer o terreno, realizar a medição, analisar as condições topográficas e a disposição solar. A partir disso, será possível definir as características base do projeto, como a distribuição e configuração dos ambientes, o mobiliário e a possibilidade de inserir tudo que foi desejado pelo cliente, para cada espaço. Por meio de plantas de layout e perspectivas de fachada, o cliente conseguirá ter noção dos espaços, posicionamento dos mobiliários, assim como volumetria e cores da fachada.

É importante que o cliente utilize essa etapa para aprovar ou modificar todos os detalhes de interesse, pois, com sua aprovação, será feito o Anteprojeto e os documentos do Projeto Legal.

ANTEPROJETO

Todo detalhamento do que foi aprovado pelo cliente, no estudo preliminar, será apresentado por meio de desenhos técnicos com medidas e especificações, no Anteprojeto. A apresentação se dá por meio de plantas, cortes e elevações.  

PROJETO LEGAL

Cada cidade obedece a normas e exigências de construção determinadas por sua Prefeitura. Diante disso, antes da execução de uma obra é necessário que o arquiteto realize o envio dos documentos levantados até a fase do anteprojeto, para que seja feita a aprovação do Projeto Legal, pelo órgão responsável. 

O cliente irá, nesta etapa, quitar as taxas, impostos e serviços, de órgãos públicos e CAU (RRT). 

Em caso de reforma, ou apenas execução de interiores, não é necessário que seja feita essa aprovação pela Prefeitura. Ainda assim, lugares que respondem por coletivos, como condomínios comerciais e residenciais, precisam passar por aprovação interna,  a fim de verificar os padrões estéticos e legais de exigências.

PROJETO EXECUTIVO

Fundamental para garantir a funcionalidade e a qualidade dos ambientes projetados pelas arquitetas, o projeto executivo apresenta todo detalhamento de cada cômodo. Ele servirá como  comando à cadeia de profissionais envolvidos na obra – engenheiro, mestre de obras e  responsável técnico.

Por meio dele, os executores saberão quais materiais serão utilizados nos ambientes, as dimensões dos elementos construtivos, a localização dos pontos hidráulicos e elétricos, além da logística e especificações de vedações e esquadrias. 

O escritório Trindade Arquitetura possui um diferencial muito importante: A tecnologia BIM.  Por meio deste desenvolvimento de plantas é possível a visualização 3D do projeto, dando aos profissionais envolvidos maior clareza na localização de vigas, canos, fios, tubulações, etc. Isso permite qualidade no processo de execução, evitando gastos imprevistos e extensão nos prazos de entrega da obra.

VAMOS CONVERSAR SOBRE SEU FUTURO PROJETO?